sábado, 1 de outubro de 2016

Eu Sou... O Homem de Ferro

Já escrevi um artigo com este mesmo titulo a pedido de Denilson Reis, quando ainda era um dos mais novos participantes do extinto grupo (agora, selo independente) Quadrante Sul.
O texto foi mostrado no extinto site A Trincheira, que falava sobre cultura, política, educação e esportes. E como fui boçal o suficiente pra deletar o texto original (de 2008, época do filme), vou relembrar a trama e recontar como foi minha 1ª experiência tardia de assistir a um filme no cinema e sem companhia.

Folheei um exemplar do jornal Diário Gaúcho e escolhi uma quarta-feira pra sair, lembrando que é dia de ingresso mais barato. Fui ao Cine Victória, em Porto Alegre.

A estrutura do filme é manjadíssima em usar flashbacks pra mostrar os acontecimentos que levariam o protagonista a chegar onde a história começa. Mas nem por isso estraga a diversão.

O inventor que virou magnata da indústria bélica Tony Stark (Robert Downey Jr.) apresenta pras tropas americanas no Afeganistão, uma nova arma chamada Jericó. Depois é capturado por exército de lá, depois de ser atingido por uma bomba que sua própria empresa fabricou.
Os soldados fazem parte de uma organização terrorista conhecida como Os 10 Anéis e obrigam Tony (com pedaços da bomba perto de seu coração) a ser seu criador de armas.
Ele ficou trancafiado junto com o Doutor Yinsen (Shaun Toub), cientista separado da própria família pela organização.
Decidido a libertar ambos, Tony usa o material que os terroristas forneceram e cria uma armadura equipada pra enfrentar seus captores.
E o resto... quem já viu, já sabe.
Uma história simples, mas bem montada, com bons atores, bons créditos finais, o 1º pós-créditos da Marvel Studios, um tremendo pontapé bem acertado ao fixar e seguir uma sequência de filmes de forma interligada.
Foi uma Sessão da Tarde das boas!

Infelizmente, o papel usado no ingresso é daqueles que caixas eletrônicos emitem e com tinta que desbota. Escrevi com caneta pra tentar "preservar" a memória deste souvenir.
Caso não se entenda os dizeres, foi dia 14 de maio de 2008, às 15:30. E não sei porque raios a foto não permaneceu na vertical!

Um comentário:

  1. Cara, eu curti demais o Homem de Ferro, um bom início da Marvel nos cinemas, pena que as continuações deixaram a desejar.

    ResponderExcluir